SÁB, 27/04
30 SET 2018
POPULAÇÃO E COMÉRCIO AJUDAM NA ALIMENTAÇÃO DE MACACOS NATIVOS

O município de Adolfo está localizado em área do bioma da Mata Atlântica e possui aproximadamente 5% de seu território total coberto por vegetação nativa, sendo 805 hectares de mata e 153 hectares de vegetação de várzea, totalizando 959 hectares de Mata Atlântica. O munícipio destaca-se por estar na Bacia Hidrográfica do Tietê 06 (SOS Mata Atlântica, 2018, via aquitemmata.org.br). No período de 2000 a 2016 não houve registro de qualquer desmatamento. Levando-se em conta os dados obtidos, fica claro que há pouco suporte para os poucos animais silvestres que restaram na área, com destaques aos macacos.   Localizada ao leste de Adolfo, no final da Avenida Marino Seloto, encontra-se o bosque da cidade. Caracterizado por ser um local de restauração da fauna e flora local, possui mais de 15 anos e uma grande população de macacos nativos. Diante disso, a prefeitura de Adolfo mobilizou-se juntamente com os comerciantes de alimentos locais para realizar a doação periódica de alimentos, que de primeira instância seriam descartados, a servirem de alimentação para os macacos que habitam o bosque. Os cidadãos comuns realizam a coleta dos alimentos com os comerciantes semanalmente e levam até o bosque, dispondo os mesmos em cestas presas em algumas árvores.      A participação do município, principalmente do comércio, na conservação da fauna silvestre, tem o objetivo de ajudar a preservar a integridade dos macacos já que, possibilitando uma aproximação, amigável, entre habitantes e macacos, impede naturalmente, que os macacos, por ventura, aproximem-se das casas para buscar alimentos e sejam atacados, por habitantes por medo de febre amarela, como tem acontecido na região de Adolfo.