SÁB, 20/04
05 JUL 2021
Nota de Esclarecimento
O COSEMS/SP fala a respeito de matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, em 2 de julho de 2021, intitulada: 'Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid'
O COSEMS/SP vem posicionar-se a respeito de matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, em 2 de julho de 2021, intitulada: “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid”, manifestando estranheza diante de dados divulgados sem uma análise aprofundada e responsável, e que pode gerar medo e insegurança num momento tão crítico da Pandemia e da Campanha de Vacinação no Brasil.
Vários gestores municipais afirmam terem aplicado todas as vacinas dentro do prazo de validade, que é provável que os erros apontados devam estar relacionados com problemas na digitação de datas e que já estão sendo corrigidos.
Convém registrar que a Vacinação é responsabilidade do SUS, com atribuições compartilhadas pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, cabendo à Secretaria Estadual de Saúde receber as vacinas do Programa Nacional de Imunização, conferir as condições para uso e fazer a sua distribuição para os municípios. Bem como cabe também ao Estado e nível federal fazer manutenção da base de dados, verificando inconsistências e apoiando os municípios nas devidas correções.
Nesse sentido, o COSEMS/SP entende que se houve realmente aplicação de doses vencidas de vacina é necessário verificar em que momento do processo houve falhas, e que se tome as medidas cabíveis para saná-las, no sentido de não prejudicar a população, não podemos aceitar que a Secretaria de Estado da Saúde adote em nota pública posição de fugir de sua responsabilidade de coordenadora da campanha de vacinação no Estado.
Os municípios têm longa experiencia com campanhas de vacinação e as equipes são capacitadas em todos os procedimentos para realizar uma vacinação segura, com verificação da data de validade da vacina, além dos outros procedimentos.
O maior problema que os municípios enfrentam neste momento é a falta de vacinas, este é o fato que deve ser ressaltado pela imprensa no sentido de assegurar a população da importância da vacinação, “vacina boa é vacina no braço”, incentivar a segunda dose, e a continuidade do uso de máscaras, distanciamento físico e ambientes bem ventilados.
Os gestores municipais e trabalhadores dos postos de vacinação estão se desdobrando para efetuar esta Campanha da melhor forma possível, buscando estratégias para facilitar acesso da população e realizar a vacinação de modo seguro e evitar aglomerações.
Portanto, a população paulista pode ficar tranquila pois recebeu as vacinas adequadamente, e os municípios verificarão responsavelmente os registros de doses, lotes e datas das vacinas aplicadas, e se eventualmente algum tipo de erro for detectado, tomarão as medidas cabíveis para corrigi-los, pois nosso desafio maior é ampliar a vacinação, proteger a população, e assim controlar a pandemia.