SEX, 29/03
18 ABR 2022
A Prefeitura Municipal de Adolfo, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer a respeito dos ENCAMINHAMENTOS DOS CASOS DE URGÊNCIA para hospitais de referência na região.
Os serviços de encaminhamento eram autorizados pela CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU REGIONAL, mas, por determinação da Secretaria de Saúde do Estado, está havendo um processo de transição, que, de acordo com a Secretaria, trará melhorias nos atendimentos de emergência. O serviço de autorização e regulação está sendo feito agora por meio da CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) do Estado.
O processo de transição tem causado transtornos e demora na liberação das vagas, e pode ocorrer de a liberação da vaga não ser para o Hospital de Base de Rio Preto, como era de rotina. Nesse novo sistema a CROSS avaliar quais unidades hospitalares podem receber o paciente e, a partir daí, autoriza o encaminhamento.
É importante esclarecer que nossa equipe municipal de Saúde NÃO TEM AUTONOMIA para decidir sobre o tempo de liberação da vaga e nem para escolher para qual hospital o paciente será encaminhado. À medida do possível tentamos assegurar aos nosso pacientes a maior segurança e cuidados até que a vaga seja liberada.
Contamos com a compreensão de toda a população e esperamos que essa situação seja regularizada o mais breve possível.
Coordenadoria Municipal de Saúde de Adolfo